top of page

GRUPOS DE TRABALHO

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DOCUMENTO COM A RELAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS PARA COMPOR OS GTs (disponibilizado em 17 de setembro de 2019)

CHAMADA PARA O ENVIO DE TRABALHOS


1. As propostas de comunicação devem ser enviadas ao e-mail da coordenação do Grupo de Trabalho (GT) selecionado, no modelo de resumo expandido de acordo com as seguintes normas: formato de arquivo Word, fonte Times New Roman, espaçamento entre linhas de 1,5 para o corpo do texto, fonte tamanho 12 para o texto (títulos, subtítulos e seções em negrito), citações e referências de acordo com ABNT. O resumo expandido deve apresentar um título, resumo simples de 50 a 100 palavras em espaçamento simples, três a cinco palavras-chave e o corpo do texto contendo itens referentes à introdução, discussão teórica/metodológica, resultados, conclusões e referências. O resumo expandido pode conter de 5 a 8 laudas, incluindo as referências. Os resumos podem ser produzidos por até três autores, com titulação mínima de graduando, os nomes devem vir abaixo do título, alinhados à direita, com as titulações, filiação, e-mail e etc. em nota de rodapé. Pode ser submetido, no máximo, até dois (2) trabalhos por autor.


2. A publicação do trabalho completo nos anais do VII CESO ocorrerá mediante a aprovação da proposta pela coordenação do GT e a realização da comunicação no evento. O trabalho completo deve ser enviado para publicação após a realização do evento, seguindo as seguintes normas: Entre 8 e 15 laudas (incluindo referências, notas e tabelas), devem ser digitados no programa Word,  fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento de Linha e Parágrafo 1,5, incluindo referências, notas e imagens e vir em papel A4. Os títulos (CAIXA ALTA) e subtítulo (caixa baixa) devem vir acompanhados de resumo (de 100 a 250 palavras), 3 a 5 palavras-chave separadas entre si por ponto. O nome do/a autor/a deve vir abaixo do título, alinhados à direita, com as titulações, filiação, e-mail e etc. em nota de rodapé.


3. Para que o trabalho seja publicado nos anais do VII CESO, pelo menos um/a dos/as autores/as deve está inscrito e realizar a comunicação. Observação: os trabalhos serão publicados mediante o envio dentro dos prazos divulgados pela coordenação-geral do evento e o atendimento das normas aqui estabelecidas. 


4. Os resumos expandidos devem ser enviados aos email’s dos coordenadores do GT até o dia 31 de Agosto de 2019.  


5. Qualquer dúvida com relação ao VII CESO deve ser encaminhada ao e-mail da Organização: viiceso2019@gmail.com.

​

LISTA COMPLETA DOS GRUPOS DE TRABALHO
 

GT 1: O FENÔMENO RELIGIOSO: DAS ANÁLISES CLÁSSICAS À DINÂMICAS CONTEMPORÂNEAS;
GT 2: ESPIRITUALIDADES, ÉTICA E ECOLOGIA: DA PERSPECTIVA RELIGIOSA À CONSCIÊNCIA DO TODO;
GT 3: DESENVOLVIMENTO, POLÍTICAS PÚBLICAS E PARTICIPAÇÃO;
GT 4: SOCIEDADE, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS;
GT 5: NA CONTRAMÃO DO IDEALIZADO: AS MÚLTIPLAS IDENTIDADES EM UM CONTEXTO DE CRISE;
GT 6: INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS, VALORES;
GT 7: SOCIOLOGIA DIGITAL: REDES, DISPUTAS E CONTÁGIO;
GT 8: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE SOCIOLOGIA: HORIZONTES E DESAFIOS ATUAIS;
GT 9: GÊNEROS E SEXUALIDADES NAS CIÊNCIAS SOCIAIS: MATERIALIDADES, SUBJETIVIDADES E EXPERIÊNCIAS;
GT 10: EPISTEMOLOGIAS SUBALTERNIZADAS E LUTAS EMANCIPATÓRIAS.

​

Confira todos os detalhes sobre cada GT abaixo:

GT 1: O FENÔMENO RELIGIOSO: DAS ANÁLISES CLÁSSICAS À DINÂMICAS CONTEMPORÂNEAS

Prof. Dr. Emanuel Freitas da Silva
Professor de Teoria Política e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UECE) emanuel.freitas@uece.br


O presente Grupo de Trabalho tem como objetivo reunir um conjunto de trabalhos que, versando sobre o fenômeno religioso, possa apresentar discussões que alcancem tanto os aportes teórico-metodológicos dos “clássicos” do pensamento social, como as dinâmicas contemporâneas das expressões do religioso, em sua pluralidade. Observam-se cada vez mais espaços sociais que, longe de confirmarem um certo veredicto sobre a Modernidade (que previa um desaparecimento da religião em sociedades mais complexificadas), têm dado mostras de uma cada vez mais crescente “contaminação” entre os diversos campos e o campo religioso. Assim sendo, análises teóricas, pesquisas etnográficas, análises documentais, estudos de caso, perspectivas historiográficas, dentre outras modalidades de pesquisa social serão aceitas para a composição do GT. As relações entre a religião e a política, a economia, a arte, a comunicação, a literatura; estudos de caso sobre experiências religiosas, grupos ou associações; a crescente presença da religião na esfera pública; os fundamentalismos religiosos; a relação com a educação, dentre outras temáticas comporão as discussões do grupo.

bottom of page